quarta-feira, 1 de julho de 2009

Era "underrated"


Pra início de conversa, precisamos saber que a definição de um jogo "underrated" (ou "subestimado") é aquele jogo que, por algum motivo, não teve todos os seus pontos positivos reconhecidos, ou que não atingiu o status de popular para que várias pessoas o conheçam e o apreciem.

Você provavelmente já deve ter se matado com um amigo jogando o multiplayer de Metal Warriors (SNES). Bom, talvez não. Hoje em dia, teria um jogo desconhecido a mesma chance de sucesso como este teve?

A partir do momento que um jogo é lançado, por que ele pode ser mais ou menos aguardado que outros? Julgo que a razão é fama e/ou propaganda. A fama é simples, você é reconhecido pelo seu talento, então as pessoas esperam coisas boas de você, nada complicado. No entanto, a fama é nula, no princípio. Aí que entra uma amiga, a propaganda, sempre presente, seja um jogo famoso ou no anonimato. Com a propaganda, podemos dizer "este jogo é dos mesmo criadores do jogo tal, que fez muito sucesso" (como Devil May Cry com Resident Evil) ou podemos juntar um conglomerado de mídias especializadas para incitar algo chamado de "hype", podendo ser traduzido como "euforia". Tais fatores auxiliam um produto a largar na frente dos demais. Entretanto, não estou aqui para me aprofundar neste assunto, só queria utilizá-lo como introdução.

Se Devil May Cry era bom, até então ninguém sabia. Mas Resident Evil era, e a Capcom fez questão de associar sua produção de sucesso com esta iniciante.

Como bem sabemos, não existe propaganda sem mídia, e quanto mais eficaz a mídia, mais longe vai a propaganda. Antigamente, a gente não tinha muita coisa. O jogo era bom, você contava pro seu amigo, na base da conversa, ou ele lia em alguma revista (Ação Games, Gamers, Super Game Power, dentre outras clássicas). Televisão fazendo propaganda de videogame, aqui no Brasil, não é muito comum, não. As tecnologias eram baixas, e as superproduções ainda eram um sonho não atingido, então não havia como impressionar muito, podemos até dizer que havia um certo equilíbrio entre os jogos.

Este aqui é um anúncio de Donkey Kong Country 2 (SNES) na clássica Super Game Power. Não era todo jogo que fazia uma coisa dessas, aqui no Brasil, e, ainda assim, era bem moderado.

Isto tudo facilitou para o que chamo de "era 'underrated'" (até meados da segunda metade da década de 90), onde na falta de mídias e produções que impusessem uma grande distância entre jogos seletos e jogos diversos, surgiam oportunidades de voltarmos nossa atenção para títulos de origem humilde, com uma alta dose de diversão oculta por um ilusório véu de pobreza. Hoje em dia, Deus tenha piedade do jogo que for lançado na mesma semana (ou até mês) de um gigante como God of War, Metal Gear Solid, Halo, Resident Evil, Final Fantasy, dentre outros que movimentam tanta grana quanto um filme de Hollywood. Antigamente, seja um título de peso como Donkey Kong Country, ainda assim ele não cegava seus companheiros de lançamento. Os motivos? Não sei ao certo. Apenas especulo. Talvez porque fosse fácil de zerar, era simples, não demorava muito, nem tinha excesso de história pra te prender e/ou te cansar. Aí, você acaba fuçando outros jogos. Também porque, se não haviam motivos para divulgação excessiva de um jogo, sobrava espaço para outros, então acabavámos conferindo mais coisas. Quem sabe porque eram comuns as locadoras de videogames, um local de troca de conhecimento e atualização do mesmo, onde ficávamos sempre por dentro das novidades (e boatos) do mundo dos jogos?

God of War 2 (para Playstation 2). Dá tesão de ver outros jogos, tendo uma belezura dessas por perto, cheia de "hype"? Não faz bem o estilo da maioria.

O que importa, no final das contas, foi ter a chance de viver em uma época onde a diversão imperava acima das superproduções, onde a limitação tecnológica não deixava escolha senão evidenciar a diversão que um jogo poderia conferir, através de suas características, unicidades ou aprimoramento das fórmulas alheias. Alguns foram até longe, mesmo sem ter o glamour de uma superprodução, como a série Twisted Metal (já fiz até análise de um jogo deste, aqui). Outros, tiveram que ficar pelo caminho, apesar da diversão que trouxeram, como o saudoso MDK. Teve até aqueles que você se espanta de conhecer, dada a quantidade de jogos que passavam pela sua frente; no meu caso, cito que muito me diverti no pouco conhecido (mas não obscuro) Pocky & Rocky 2.

MDK veio, viu, divertiu e sumiu. Assim como vários jogos "underrated". É triste ver títulos como esses caindo fora de nossos consoles.

Este sou eu, escrevendo, opinando, compartilhando o que sei. Mas e você? Que viveu sua época, jogou seus jogos e tem seu próprio conhecimento pra dividir conosco? Cite suas impressões dessa época, ou se não a viveu ou a acompanhou, comente o que acha, mostre outros jogos "underrated". A palavra agora está com vocês.

Crédito das imagens:

Video Game Museum (Propaganda de Devil May Cry) - http://www.vgmuseum.com/
Google, que localizou imagens de vários lugares avulsos, e os próprios locais que recolheram ou hospedaram as fotos (Demais imagens) - http://images.google.com.br/