quinta-feira, 14 de maio de 2009

Critérios

Todo jogo que eu analisar, o farei utilizando meus critérios. Calma, não estou puxando a brasa pra minha sardinha. Antes de mais nada, nem acho muito viável dizer que tal jogo é melhor que outro. Claro que algumas vezes é óbvio, mas outras vezes é uma questão de gosto. Eu, por exemplo, não gosto do futebol clássico do Playstation 2, como Winning Eleven ou Pro Evolution Soccer. Mas são jogos ruins? Não é o que a maioria acha. Nem será um jogo que analisarei, pois não sendo algo compatível com meu gosto, não serei capaz de detectar os pontos altos do mesmo, nem serei imparcial nos defeitos. Isto tudo porque planejo analisar como um jogador, para jogadores assim como eu. Portanto, meus critérios são baseados no senso comum, algo que julgo ser o pensamento da maioria, mas também leva alguns toques pessoais, então não é algo totalmente preciso.

Baseado nisso, e sabendo que existem vários gêneros de jogos (ação, aventura, esportes, etc.) divido os jogadores em quatro classes, em relação a um gênero específico:

Fãs - São aqueles cujo gosto é bastante compatível com o gênero em questão, são mais tolerantes às falhas e se divertem mesmo a partir da estrutura básica do jogo.

Simpatizantes - São aqueles cujo gosto é consideravelmente compatível com o gênero em questão, não jogam com preconceito, mas precisam de algo melhor produzido para poderem se divertir.

Indecisos - Não possuem opinião definida sobre o gênero em questão, ainda o estão descobrindo e podem ser conquistados ou desgostosos pelo mesmo.

Indiferentes - Não gostam do gênero em questão, portanto, não se interessam pelo mesmo.

A partir daí, explico meus conceitos, que dou ao jogo como um todo ou a um atributo específico dele:

Muito bom (MB) - Agrada plenamente aos fãs, tem a chance de causar o mesmo agrado aos simpatizantes e são uma ótima pedida para converter indecisos.

Bom (B) - Agrada aos fãs, pode agradar aos simpatizantes e talvez possa chamar a atenção dos indecisos.

Médio (M) - Pode agradar aos fãs, outros tipos de jogadores não vão ligar muito.

Ruim (R) - Só os fãs para tolerar, mas é muito provável que eles não gostarão, mesmo assim.

Muito ruim (MR) - Deus tenha piedade desta coisa. É um fracasso.

Algumas vezes, utilizo conceitos mistos, como bom/muito bom (B/MB). Isto significa, por exemplo, que o objeto de análise é superior ao conceito bom, mas não chegou ao conceito posterior, que seria muito bom. É algo entre os dois conceitos.

Como podem ver, nada é quantificado numericamente, mas recebem conceitos que são dependentes do tipo de jogador que você é. Isto significa que se um jogo recebe conceito B (Bom), vai significar mais se você for fã do gênero, ao invés de apenas simpatizante. Assim, o "bom" não se aplica a todos os jogadores, depende de como você for. Isto que digo ser do senso comum.

Outro critério é que vejo a coisa de um modo amplo. Por exemplo, o que é um gráfico bonito? Somente o aspecto fotográfico? Poderíamos incluir aí efeitos de física, efeitos de partícula, luminosidade, recorte, variação, atmosfera, interação, inovação artística, taxa de quadros? Tudo faz parte. Gostaria de dar crédito a todos esses aspectos do jogo. Sem contar que admiro bastante a capacidade do jogo divertir, pois diversão é o principal em um jogo.

Bom, é basicamente isso aí. Sempre chamem minha atenção, quando eu der mancada, pois não sou a única voz ativa aqui. Não faço monólogos, quero a interação dos leitores, então, participem! Assim que possível, faço a análise do meu primeiro jogo aqui no blog. Entrem aqui de vez em quando, pra conferir.